Um Olhar Feminino
05 de Agosto de 2010

“O ser humano deveria manter sob controle a fonte do prazer e da dor. Mais que o prazer, é a dor que desperta a sabedoria no indivíduo. Se estudar as vidas dos grandes seres humanos, você descobrirá que foi a partir da dificuldade e da dor que eles obtiveram a sabedoria. Sem tristeza não pode haver sabedoria. É a dor que ensina muitas lições ao indivíduo. Não percebendo essa verdade profunda, a pessoa procura incessantemente o prazer. Sem dúvida, o ser humano precisa ser feliz. Mas, como essa felicidade pode ser alcançada? Uma pessoa percebe a felicidade somente quando a tristeza é superada. Portanto, todos deveriam dar boas-vindas à tristeza com o mesmo espírito que saúdam a felicidade. Dor e prazer estão misturados e ninguém pode separá-los. O prazer nunca é encontrado separadamente. Quando a pessoa é aliviada da dor, ela experimenta o prazer.”

publicado por umolharfeminino às 21:07 link do post
27 de Junho de 2010

 

 

LÊ EM SILÊNCIO E MEDITA. É CURTO E INSPIRADOR.

 

O que se segue é um relato verídico sobre um homem chamado Vítor.

 Depois de meses sem encontrar trabalho, viu-se forçado a recorrer à mendicidade para sobreviver, o que o entristecia e envergonhava muito.

Numa tarde fria de inverno, encontrava-se nas imediações de um restaurante de luxo, quando viu chegar um casal. Vítor pediu-lhe algumas moedas para poder comprar algo para comer.

- Não tenho trocos - foi a resposta seca.

A mulher, ouvindo a resposta do marido, perguntou:

- Que queria o pobre do homem?

 - Dinheiro para comer. Disse que tinha fome - respondeu o marido encolhendo os ombros. - Lourenço, não podemos entrar e comer comida farta de que não necessitamos e deixar um homem faminto aqui fora!

 - Hoje em dia há um mendigo em cada esquina! Aposto que ele quer é dinheiro para beber! - Mas eu tenho uns trocos comigo.

 Vou dar-lhe alguma coisa! Mesmo de costas para eles, Vítor ouviu tudo o que diziam.

 Envergonhado, queria afastar-se e fugir dali, mas a voz amável da mulher reteve-o:

- Aqui tem qualquer coisa. Consiga algo de comer, e, ainda que a situação esteja difícil, não perca a esperança: há-de haver, nalgum lugar um trabalho para si. Faço votos para que o encontre.

- Muito obrigado, minha senhora. A senhora ajuda-me a recobrar o ânimo! Nunca esquecerei a sua gentileza.

 - Você vai comer o Pão de Cristo! Partilhe-o! - acrescentou ela com um largo sorriso, dirigido mais ao marido do que ao mendigo.

 Vítor sentiu como se uma descarga eléctrica lhe percorresse o corpo. Foi a um lugar barato para comer um pouco. Gastou só metade do que tinha recebido e resolveu guardar o restante para o dia seguinte: comeria do 'Pão de Cristo' dois dias.

 Mas uma vez mais sentiu aquela descarga eléctrica a percorrer-lhe o corpo: O PÃO DE CRISTO! "Um momento! - pensou - Eu não posso guardar o 'Pão de Cristo' só para mim". Parecia-lhe como que escutar o eco de um hino antigo que tinha aprendido na catequese. Naquele momento, passava um velhote ao seu lado.

 - Quem sabe, se este pobre homem não terá fome também - pensou - Tenho de partilhar o 'Pão de Cristo'. - Ouça - chamou Vítor

- Quer entrar e comer uma comidinha quentinha? O velho voltou-se e encarou-o de olhar incrédulo. - Está a falar sério, amigo? O homem não acreditava em tanta sorte, até estar sentado à mesa coberta com uma toalha e com um belo prato de comida quente à frente.

Durante a refeição, Vítor reparou que o homem envolveu um pedaço de pão num guardanapo de papel. - Está a guardar um pouco para amanhã? - Perguntou.

 - Não, não. É conheço um miúdo da rua e que tem passado mal ultimamente. Estava a chorar com fome, quando o deixei. Vou levar-lhe este pão. - O Pão de Cristo! - Recordou novamente as palavras da senhora e teve a estranha sensação de que havia um terceiro convidado sentado naquela mesa. Ao longe, os sinos da igreja pareciam entoar o velho hino que antes lhe tinha ressoado na cabeça.

Os dois homens foram levar o pão ao menino faminto que o começou a devorar com alegria. Subitamente, deteve-se e chamou um cãozinho, um cachorrinho pequeno e assustado.

- Toma lá. Metade é para ti - disse o menino. O Pão de Cristo também chegará para ti. O catraio tinha mudado de semblante. Pôs-se de pé e começou a correr com alegria. - Até logo! - disse Vítor ao velho

- Nalgum lugar encontrará emprego. Não desespere! Sabe? - sussurrou - Isto que comemos é o Pão de Cristo. Foi uma senhora que me disse quando me deu aquelas moedas para o comprar. O futuro só nos poderá trazer algo de muito bom! Enquanto se afastava, Vitor reparou melhor no cachorrinho, que lhe farejava as pernas. Abaixou-se para o acariciar, quando descobriu que ele tinha uma coleira onde estava gravado o nome e o endereço do dono.

Vítor pegou nele e caminhou um bom bocado até à casa dos donos do cão, e bateu à porta. Ao ver que o seu cãozinho tinha sido encontrado, o homem primeiro ficou todo contente; depois, tornou-se mais sério, pensando que se calhar o teriam roubado; mas, encarando a cara séria de Vítor e vendo no seu rosto um ar de dignidade, disse então:

- Pus um anúncio no jornal oferecendo uma recompensa a quem encontrasse o cão. Tome! Vítor olhou o dinheiro, meio espantado, e disse:

- Não posso aceitar. Eu apenas queria fazer bem ao animal. - Pegue-lhe! Para mim, o que você fez vale muito mais que isto! E olhe, se precisar de emprego, vá amanhã ao meu escritório. Faz-me falta, ao pé de mim, uma pessoa íntegra assim.

Vítor, ao voltar pela avenida, como que volta a ouvir aquele hino que recordava a sua infância e que lhe ressoava no espírito.

Chamava-se

'REPARTE O PÃO DA VIDA'.

 NÃO TE CANSES DE DAR,

 MAS NÃO DÊS SOBRAS, DÁ COM O CORAÇÃO,

 MESMO QUE DOA. QUE O SENHOR NOS CONCEDA A GRAÇA DE TOMAR A NOSSA CRUZ E SEGUÍ-LO, MESMO QUE DOA!

Bem, agora se o desejares, reparte com os teus amigos. Ajuda-os a repartir e a reflectir. Eu já o fiz.

ESPERO QUE SIRVA para a tua VIDA... QUE DEUS NOS ABENÇOE SEMPRE...!!! Jesus:

Senhor, eu amo-te muito, e necessito de ti sempre: estás no mais profundo do meu coração. Abençoa, com o Teu carinho, a minha família, a minha casa, o meu emprego, os meus bens, os meus sonhos, os meus projectos e os meus amigos.

publicado por umolharfeminino às 14:04 link do post
03 de Junho de 2010


By Wikipédia - Compromisso é a forma, pública ou não, de se comprometer com alguém, com algum objetivo ou causa. Há diversos tipos de compromissos: compromisso religioso, compromisso amoroso, compromisso de negócios, etc. Ter um compromisso, é marcar uma data, reunião, ter uma ligação, acordo firmado. Promessas solenes; contrato; dívida com prazo marcado; acordo político; convenção.

Por vezes, nos apercebemos que é necessário fazer de tudo o que não se deve fazer para deixar de o fazer... Sim, humanos precisam de errar para aprender, e assim se passou, erramos, agora fica a questão será que aprendemos e será que somos capazes de cumprir os compromissos que assumimos?!

Eu aceito o compromisso, e eu vou empenhar-me em cumprir os meus compromissos!

Espero apenas que todos consigam cumprir as suas partes, apenas para nos sentirmos bem...

publicado por umolharfeminino às 18:00 link do post
04 de Maio de 2010

 

Se pudéssemos escolher apenas uma alternativa...

 O que seria mais importante? Amar ou Ser Amado? Por mais que pensemos... Fica realmente difícil encontrar uma resposta... Mas podemos tentar... Vamos presumir que a alternativa escolhida fosse Amar... Como é bom Amar... Sentir o coração bater mais forte... As mãos frias e trêmulas...as pernas fracas... O sorriso nos lábios... Sim, porque o sorriso faz parte do amor e como faz!

Quando amamos, temos o privilégio de sorrir mais... Sorrimos até quando estamos parados, com o pensamento longe... Sorrimos das próprias lembranças que esse amor nos traz... e muitas vezes, quando nos damos conta... Estamos lá, não importa aonde... Mas estamos com o sorriso nos lábios... Até mesmo parados no farol a caminho de casa... No meio de um trabalho... Quem estiver prestando atenção na gente... provavelmente não vai entender nada... Mas, se essa pessoa também já amou alguma vez na sua vida... Ah, com certeza vai entender porque estamos assim... e vai sorrir também só em lembrar como ela já ficou um dia por causa do amor...

Quando pensamos na pessoa amada, uma enorme sensação de leveza vai tomando conta do nosso corpo... Da nossa mente...da nossa alma...assim, sem pedir licença... Mas é uma sensação tão maravilhosa que não importa, ela é tão boa que não precisa mesmo pedir licença... pode ir entrando e tomando conta do nosso ser... Sensação de plenitude...

 E, agora, vamos pensar na outra escolha... Ser amado... Como é maravilhoso também saber que existe alguém que nos ama... Que se importa conosco... Que se preocupa com tudo o que nos possa acontecer... Que teme que nos aconteça algo de errado... A pessoa que nos ama está sempre vigilante... Tentando nos proteger de situações que poderiam nos machucar, e consequentemente machucar a esta pessoa também, sim, porque não podemos nos esquecer de tudo que foi dito anteriormente sobre amar...

Quando somos amados, se algo de errado nos acontece, o ser que nos ama sofre muito com isso, talvez sofra mais do que nós mesmos poderíamos sofrer...

O ideal seria escolher as duas alternativas Amar e Ser Amado Pois os dois sentimentos se completam mas, nem sempre é assim... O ideal seria: Saber Amar e Ser Amado mas isto é privilégio de poucos... talvez privilégio de quem já aprendeu muito com o amor, já cresceu muito com ele, e por isso talvez até consiga entende-lo melhor...

O ideal seria: Amar sem sufocar... Amar sem aprisionar... Amar sem cobrar... Amar sem exigir... Amar sem reprimir, simplesmente Amar...

E Ser Amado sem se sentir sufocado... Sem se sentir aprisionado... Sem se sentir cobrado... Sem se sentir exigido... Sem se sentir reprimido Simplesmente Ser Amado!

Pois do que nos adiantaria Amar sem Ser Amado e Ser Amado sem Amar?

publicado por umolharfeminino às 19:48 link do post
02 de Maio de 2010

publicado por umolharfeminino às 18:36 link do post
02 de Maio de 2010

 

Felicidade é qualidade ou estado de feliz; ventura, contentamento.

Feliz é o ser ditoso, afortunado, venturoso. Contente, alegre, satisfeito. Que denota, ou em que há alegria, satisfação, contentamento.

A conquista da felicidade vem no aprendizado diário de viver sabendo aceitar e expressar os desejos e sentimentos, construindo os próprios projetos de vida e empenhando-se para realizá-los.

Um sentimento que expressa de alguma forma, satisfação em ter uma necessidade saciada, um projeto realizado.

Compreender essa sensação, é saber individualizar no universo pessoal, pois o que é motivo de felicidade para uns, pode ser de infelicidade para outros. É um sentimento que pode diferenciar em cada instante tendo significados diferentes.

Depende de cada um, sabendo que só conta consigo mesmo para realizar seus desejos, vontades e projetos. A procura do auto conhecimento ajuda na transformação de desejos em vontade e da vontade em projeto de vida. Aprendendo a ser responsável pelas próprias escolhas, assumindo o sofrimento dos erros e fracassos e o gosto das conquistas e vitórias.

A teoria do psicodrama mostra que desenvolvendo respostas criativas e corajosas no sentido de expressar os seus sentimentos e de realizar a sua vontade própria, ajuda na busca dessa sensação. Construindo-se enquanto indivíduo, realizando e sentindo a felicidade.

Alguns aprenderam a não ter vontade própria. Só sabem realizar a vontade dos outros, projetos pelos outros, não têm suas próprias respostas, mostram-se carentes e inseguros. Só conseguem agir quando tem garantia, segurança e estabilidade do resultado.

Os acomodados, conformam-se com o porto seguro, na falsa certeza de não arriscar, porque a busca do desconhecido, é sempre arriscada e menos estática. E assim, vivem uma felicidade aparente, deixando de buscar e conhecer a sensação da felicidade pela vitória. São derrotados por si mesmo, deixando de assumir novos papeis, conformam-se com a monotonia.

Por não suportar a frustração pela derrota, por um objetivo não alcançado, por um sonho não realizado..., não compete, não tem objetivos, não sonha. Tem ainda aquele que inicia sua meta sendo um faxineiro, mas decide conquistar a presidência. E se consegue alcançar, na sua busca, a vice-presidência, já é motivo de frustração e infelicidade, por não ter chegado ao ponto mais alto.

Os invejosos destroem, menosprezam a vitória do outro, porque assim, deixam de olhar para si, e ver que para eles faltou a coragem e a força do outro.

A maneira de ser de muitos, é pura representação. 

É muito bom que as pessoas saibam quem são, reconheçam sua vocação, sua capacidade, e não queiram vestir uma máscara, quando, na verdade, a vontade é de jogar tudo para o alto e tentar outra forma de vida.

Se o indivíduo conseguir identificar sua vocação e habilidade, buscar suas realizações com essa base conhecerá a sensação de ser feliz. Pessoas felizes chamam atenção, são admiradas, tem um brilho diferente.

Mas, isso não significa que enquanto é aplaudido, admirado e chama atenção, é feliz. Pode estar ai, a defesa contra uma auto avaliação. Contentar e agradar aos outros, não é o mesmo que agradar e contentar a si mesmo. A vocação e habilidade são  individuais. Assim como a sensação de felicidade também é individual.

A felicidade plena e absoluta não existe. Também não existe receita, manual que possa dar garantia plena de viver 100% feliz.

A busca é por mais momentos e sensação de felicidade.

Descobrindo suas necessidades, suas metas, como e quando alcançá-las, saber reconhecer limite, respeitando e se fazendo respeitar, sabendo diferenciar você do outro, é um começo. E nessa busca, cabe a você criar a sua receita e escrever o seu manual, do que é a SUA sensação de felicidade.

Para Refletir:

 

"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade." (Charles Chaplin)

 

"A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros." (Confúcio)

"Não é a força, mas a constância dos bons sentimentos que conduz os homens à felicidade." (Friedrich Nietzsche)

"Ninguém tem a felicidade garantida. A vida simplesmente dá a cada pessoa tempo e espaço. Depende de você enchê-los de alegria." (S. Brown)

"És precária e veloz, felicidade. Custas a vir, e, quando vens, não te demoras. Foste tu que ensinaste aos homens que havia tempo, e, para te medir, se inventaram as horas." (Cecília Meireles)

"Aprendemos que é possível ser feliz simplesmente pelo fato de estarmos vivendo." (Wilheim Schürmann)


"A felicidade é a única coisa que podemos dar sem possuir." (Voltaire)

"Onde estás, felicidade ?... Em tudo quanto, acabado, me faz dizer:  'Foi bom, mas tão bom que nem senti o tempo passar." (Alfredo Bosi)

"A meta da existência é encontrar felicidade, o  que significa encontrar interesse." (Alexandre Sutherland Neill)

"Somos muito mais infelizes na infelicidade do que felizes na felicidade." (Armand Salacrou)


"A infelicidade pura e completa é tão impossível quanto a pura e completa alegria." (Tolstoi)

"Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau da decisão de ser feliz." (Abraham Lincoln)


"Creio que Deus nos colocou nesta vida para sermos felizes." (Baden Powell)

"A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos." (Thomas Hardy)


"Felicidade é uma boa saúde e uma má memória." (Ingrid Bergman)

"A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido." (Marxwell Maltz)

 

Márcia Homem de Mello© - Ex Diretora Presidente ABRAPSMOL - Psicóloga e Psicodramatista.

publicado por umolharfeminino às 02:11 link do post
29 de Abril de 2010

publicado por umolharfeminino às 19:03 link do post
26 de Abril de 2010

RecadosAnimados.com

publicado por umolharfeminino às 01:35 link do post
19 de Abril de 2010

O tempo passa.

 A vida voa.

As distâncias separam.

Os filhos crescem.

Os trabalhos vão e veem.

 A paixão diminui.

Os homens nem sempre são o que se supunha serem.

O coração se parte.

Nossos pais morrem.

 Os amigos esquecem os favores recebidos.

 As carreiras ou profissões chegam ao fim. POREM...

 As amigas estarão sempre aí, não importa quanto tempo tenha passado e ou quanta distância física exista.

 Uma amiga nunca estará demasiado longe para chegar quando dela necessitares.

Quando devas caminhar por um vale solitário e tenha que fazer por você mesma,

AS MULHERES AMIGAS DA TUA VIDA,

estarão ao redor do vale, orando por ti, animando, empurrando, intervindo e esperando-te com os braços abertos no final do caminho.

Algumas vezes, inclusive romperão as regras, caminharão a teu lado, ou até chegam a te levar carregada.

Amigas, filhas, avós, cunhadas, irmãs, noras, mães, netas, tias, primas, sobrinhas todas são uma benção de DEUS na vida!

 O mundo não seria o mesmo sem MULHERES AMIGAS.

Quando nos embrenhamos nesta aventura de ser MULHER, não temos idéia das incríveis satisfações e das dolorosas provas que nos esperam. Tampouco sabemos quanto necessitaremos umas das outras. Cada dia, seguiremos necessitando-nos mais.

publicado por umolharfeminino às 02:53 link do post
06 de Abril de 2010

 




Minha criança vibra
com a chegada do circo.
Hoje tem marmelada? Dribla
malabaristas, e o velho disco

colocado, toca música peculiar,
todos saem correndo às ruas,
se juntam fora de casa a espiar
trapezistas, contorcionistas

emprestando um pouco das suas
habilidades, no pensamento infante,
abrem-se portas de par em par, janelas
onde curiosos alegres cochicham, semblante

tristonho, tomando à frente está o palhaço
que diz: Respeitável público! O coração
acelera, bate descompassado, sem embaraço
ele continua convidando, lembranças na mão

saem desfiando recordações, pousam levemente
onde dorme a infância, a fala continua distante,
sonhos doces, ternos. Batem saudades, suavemente
pousa cabeça no travesseiro, sonha, sonho vibrante!

Marta Peres

 

publicado por umolharfeminino às 02:56 link do post
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Posts mais comentados
3 comentários
3 comentários
3 comentários
2 comentários
2 comentários
2 comentários
1 cometário
1 cometário
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
E é assim que muitas vezes somos oivido.
uerida amiga blogueira! vim saber as novidades. Sa...
Amei conhecer mais um blog para divulgar a palavra...
Estou a ver na televisao informacao sobre a greve....
Ola querida amiga blogueira de tantos tempos, vim ...
que palavras maravilhosas! um beijo
Boa noite, venha me visitar e leia a matéria dos d...
Como sempre, um olhar feminino para acalentar as b...
Ola vim deixar meu oi. de Carinho e amizade. que v...
Venho parabenizá-la por se cantinho.Muito bonito, ...
blogs SAPO